segunda-feira, 25 de outubro de 2010

A Importância da Utilização do Cabo de Proteção (Pe).

A três semanas atrás li em um site sobre um rapaz que faleceu por levar uma descarga elétrica ao tocar em uma máquina de lavar roupas. E também uma pessoa que faleceu ao tocar em um poste de um semáforo.

Explanarei o simples fato de utilizar o cabo de proteção, “cabo terra”, em instalações residenciais, prediais e industriais, para evitar o risco de descargas elétricas.

Como todos sabemos, equipamentos devem possuir de fábrica o cabo de proteção (Pe), identificado pela cor verde ou verde-amarelo. Esse cabo interliga toda a massa do equipamento, sujeita a contato indireto, derivando até o plugue do equipamento. Esse pino “terra” localizado no plugue deve ser conectado à tomada onde exista um cabo de proteção corretamente instalado, por um profissional qualificado.

Quando há uma falha no equipamento como, por exemplo: cabo desencapado em contato com o equipamento, falha no isolamento de condutores elétricos ou até mesmo falha de montagem, a massa metálica do equipamento ficará energizada, ou seja, a grosso modo o equipamento terá a mesma tensão (127Volts ou 220Volts) da tomada em que está conectada. Isso será possível com o equipamento isolado da terra. Neste caso quando algum indivíduo tocar no equipamento o mesmo estará submetido a um potencial podendo ser fatal. Se possuir calçados com isolamento adequado, não sofrerá dano algum, mas qualquer contato com alguma parte metálica aterrada de outro equipamento haverá uma descarga elétrica. Sem isolamento adequado, o individuo sofrerá grandes conseqüências pela descarga elétrica recebida.


Quando a instalação elétrica for corretamente dimensionada, com cabos, tomadas, disjuntores e instalação dos cabos de proteção adequados, haverá no equipamento energizado acidentalmente uma grande corrente elétrica circulando pelos cabos de proteção e fase. Com isso ocorrerá o desarme do disjuntor de proteção da tomada em que o equipamento estiver conectado, deixando o equipamento desenergizado e protegendo o indivíduo. Enquanto um profissional qualificado não identificar e solucionar o problema, o disjuntor continuará desarmando.

Eu pergunto para todos vocês, vale a pena economizar 400 metros de cabos em uma instalação elétrica residencial para não instalar o cabo de proteção? 400 metros de cabo com seção de 4mm² é igual a aproximadamente R$ 532,00. Esse é o legítimo barato que pode sair caro.

Sempre procure um profissional qualificado para o conserto de seus equipamentos. Sempre procure assessoria qualificada e habilitada para suas instalações elétricas, não brinque de “professor pardal”.

Lembrem-se nós não enxergamos a eletricidade, mas podemos evitá-la com equipamentos adequados e conhecimento técnico.