domingo, 14 de agosto de 2011

E o rato roeu o cabo?



Vejam nesta foto de um painel elétrico de uma instalação industrial, que maravilha o ratinho dividindo espaço com os equipamentos e cabos elétricos.
Quais problemas podemos ter com essa questão?
Além de um problema de saúde e perda de produto por contaminação, a produção da indústria pode ter uma grande perda por paradas inesperadas (sendo que nesse caso já passa a ser esperada).
O rato roendo os cabos pode proporcionar um curto circuito havendo a parada de alguns equipamento, sendo que para encontrar o local com problema pode levar muito tempo, ocasionando instalações provisórias para não afetar muito a produção.
Pode entrar em contato com os barramentos elétricos, havendo um curto circuito de elevada intensidade podendo ocasionar a interrupção completa da indústria, danos mecânicos nos barramentos de alta intensidade sendo em alguns casos a sua substituição como necessária. O risco de incêndio também ocorre, pois o elevado valor da temperatura no caso de um arco elétrico pode ser o iginitor.
O que podemos fazer?
Primeiramente limpeza é essencial para esta bendita proliferação. Com um ambiente limpo e armadilhas que funcionam, podemos utilizar na instalação elétrica opções para facilitar caso apareça algum desses amiginhos. Utilizar uma instalação aparente com eletrocalhas com tampas e eletrodutos, evitar a instalação subterrâneas em canaletas e eletrodutos sendo um ambiente bem mas interessante para os ratos, painéis sem frestas para acesso do rato, e também proteções nos barramentos com tintas isolantes e bornes que dificultam o contato direto com a eletricidade.