sexta-feira, 30 de abril de 2010

FICÇÃO? OU NÃO?
 
Na primeira palestra sobre robótica que eu tive a oportunidade de acompanhar, o palestrante (não me lembro o nome) iniciou com um slide que dizia tudo, que mostrarei a seguir o que ele dizia!



"Primeiramente antes de tudo gostaria de dizer o que é a robótica. Isso é robótica" Um robô utilizado em montagens de diversos tipos, com vários modelos de rotação. Trabalhando em 2D ou em 3D.







"Isso oque vocês estão vendo, é ficção científica." Lógico que ele quis dizer o robô como forma de agir, pensar, etc.. como no filme jornada nas estrelas, pois robôs assim de tarefas simples estamos acostumados de ver os Japa inventarem.




      Mas enfim, uns quatro anos após essa palestra estava no último período e tive duas cadeiras de Inteligência Artificial (I.A.), que por um acaso até hoje não entendo a linguagem Prolog (mas não é onde quero chegar).
       Nas aulas de I.A. tivemos a oportunidade de aprender, lógica fuzzy, sistemas especialistas, redes neurais e por ai vai.
        Quando entramos no assunto de robótica, discutimos, debatemos sobre as benditas 3 leis, criadas pelo escritor de Ficção Cientifica Isaac Asimov, na ficção (I Robot, Eu Robô) que são:
       -1ª:Um robô não pode fazer mal a um ser humano e nem, por omissão, permitir que algum mal lhe aconteça.
        -2ª:Um robô deve obedecer às ordens dos seres humanos, exceto quando estas contrariarem a Primeira lei.
        -3ª:Um robô deve proteger a sua integridade física, desde que, com isto, não contrarie a Primeira e a Segunda leis.

        Até ai tudo bem, pensava eu, ficção, coisa de filme, hoolywood e tal. Mas não sei porque fiquei encucado com isso após receber por e-mail um link de um amigo, que por um acaso estudamos juntos, o link diz sobre nanotecnologia, que por vez é muito interessante, leiam. Maiores informações em:



 Os cara estão produzindo objetos na escala de átomos, vidros autolimpantes, tecidos que não mancham, proteção para melhorar durabilidade de frutas, embalagens comestíveis, remédios que circulam pela corrente sanguinea, enfim onde a imaginação alcançar.


  Muito bom para o nosso futuro em diversas áreas de nosso interesse, como medicina, agroindustria, high tech.

 Agora me pergunto, e juntando isso com I.A.?

Nenhum comentário:

Postar um comentário