terça-feira, 16 de novembro de 2010

DO PROJETO ELÉTRICO, A SUA EXECUÇÃO.

Toda instalação elétrica possui uma grande importância na residência, comércio e indústria, pois afinal, sem energia elétrica por um médio e grande período os prejuízos serão muitos.
Uma instalação elétrica deve ser executada a partir do projeto específico, que deve conter no mínimo, de acordo com NBR 5410 (Associação Brasileira de Normas Técnicas - instalações elétricas de baixa tensão)
a) plantas;
b) esquemas unifilares e outros, quando aplicáveis;
c) detalhes de montagem, quando necessários;
d) memorial descritivo da instalação;
e) especificação dos componentes (descrição, características nominais e normas que devem atender);
f) parâmetros de projeto (correntes de curto-circuito, queda de tensão, fatores de demanda considerados, temperatura ambiente etc.).

Após concluída a instalação, toda documentação indicada anteriormente deve ser revisada e atualizada de forma a corresponder fielmente ao que foi executado (documentação “como construído”, ou “as built”).

A determinação da potência de alimentação é essencial para a concepção econômica e segura de uma instalação, dentro de limites adequados de elevação de temperatura e de queda de tensão.

Na determinação da potência de alimentação de uma instalação ou de parte de uma instalação devem ser computados os equipamentos de utilização a serem alimentadas, com suas respectivas potências nominais e em seguida, consideradas as possibilidades de não-simultaneidade de funcionamento destes equipamentos, bem como capacidade de reserva para futuras ampliações.

Um exemplo de problema ocorrido com a finalidade de uma economia ilusória em uma instalação elétrica é a utilização de mangueiras em instalações elétricas, ao invés de serem utilizados eletrodutos apropriados, com resistência mecânica compatível (uso em solo, alvenaria ou diretamente na laje) para que não ocorram dobras impedindo a passagem dos cabos elétricos e também produzidos por material não propagador de chamas, diferentemente das mangueiras que são modificadas pelo aumento de temperatura.

Também é de extrema importância o dimensionamento ou não de um sistema de proteção contra descargas atmosféricas (pára-raios), destinado a proteger uma construção ou estrutura contra os efeitos das descargas atmosféricas.

Com a constante evolução tecnológica a importância de um bom projeto e execução das instalações elétricas garante um bom funcionamento e a facilidade de manutenção, possibilitando uma boa flexibilidade nas instalações dos sistemas de alarme, imagem, TV, telefonia e dados.

Fonte: NBR 5410, NBR 5419.

Um comentário: