sábado, 18 de setembro de 2010

LEDs podem aumentar consumo de luz em 10 vezes

15/09/10 14:38

Que os LEDs e OLEDs são mais eficientes que as lâmpadas incandescentes e fluorescentes não há dúvida. Contudo, isso não quer dizer que a massificação dessa tecnologia no mercado provocará uma redução no consumo de luz.
A afirmação consta em um estudo liderado pelo cientista norte-americano Jeff Tsao, do laboratório Sandia National, nos Estados Unidos, e publicado na conceituada publicação internacional "Journal of Physics D: Applied Physics".
Segundo a pesquisa, a introdução de lâmpadas de estado sólido, como os LEDs, no mercado poderá aumentar o consumo de luz per capita em até 10 vezes nos próximos 20 anos. A análise foi feita com base em perspectivas históricas, mostrando que a evolução da eficiência energética na iluminação até hoje aumentou o apetite do ser humano por energia elétrica, em vez de reduzir o consumo.
Hoje, uma pessoa consome, em média, 100 mil vezes mais luz do que um britânico no final do século XVII, com fontes menos eficientes, como velas, madeira e óleo. O cientista constatou que o aumento da eficiência energética não acompanha o aumento do consumo energético.
No estudo, Tsao estima que, em 2030, as lâmpadas de estado sólido serão três vezes mais eficientes do que as fluorescentes e que o preço de energia continuará o mesmo. Segundo este modelo, o consumo de luz de uma pessoa comum aumentará 10 vezes e a quantidade de eletricidade necessária para gerar essa iluminação, mesmo com a eficiência energética aumentada, seria o dobro.
De acordo com as previsões, esse consumo energético para a luz só deixaria de crescer e começaria a ser reduzido em 2030, se o preço da eletricidade triplicasse.

:: Por Milton Leal, com agências de notícias www.portallumiere.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário